Turks & Caicos

Arquipélago composto por mais de 40 ilhas e ilhotas, banhadas pelas águas azul turquesa do Caribe, as ilhas Turks and Caicos é o lar do terceiro maior recife de corais do mundo. Em suas águas rasas é possível observar inúmeras espécies de peixe coloridos e tropicas, compondo uma rica vida marinha.

História e tradição também compõem esse paraíso idílico, onde em 1942 desembarcou Cristovão Colombo. As ilhas também foram o lar de extratores de sal bermudianos no final do século 17 e de plantadores britânicos de algodão, refugiados da revolução americana, no final do século 18.

As ilhas são o lar de cerca de 30.000 residentes em tempo integral, e recebe mais de 200.000 turistas anualmente.

Principais Ilhas:

As principais ilhas e atrações para visitar em Turks and Caicos

Providenciales

Conhecida também como “Provo” é a capital comercial, ilha mais populosa e mais desenvolvida das ilhas. Providenciales abriga resorts e spas de luxo ao longo dos 20 quilômetros de extensão da praia Grace Bay. A ilha oferece sofisticação exclusiva, combinada com tranquilidade e natureza quase intocada, sendo uma ótima opção para quem busca um refugio longe da agitação.

A ilha oferece oito parques nacionais, reservas naturais e sítios históricos. No Parque Marítimo Princess Alexandra se encontra o famoso “Jojo”, o famoso boto cor-de-rosa, assim como incríveis mergulhos por paredões, recifes e diversidade em esportes aquáticos.

Grand Turk

Capital politica e histórica, a ilha possui apenas 18 quilômetros quadrados, porém oferece aos apreciadores de mergulho, um dos melhores locais do mundo para mergulho em paredões, com uma queda de aproximadamente 2.100 metros e localizado a apenas 400 metros da praia.

Apesar de pequena, a ilha é o lar de uma fascinante arquitetura caribenha tradicional, assim como de edifícios antigos de estilo bermudiano dos séculos 18 e 19.

North Caicos

Localizada a uma pequena distância de Providenciales por balsa, barco ou avião pequeno, a exuberante North Caicos, conhecida também como “ilha Jardim”, se destaca por sua vegetação e vida selvagem. Local de cinco parques nacionais e reservas naturais, a ilha é o destino ideal para os praticantes de ecoturismo e amantes dos esportes aquáticos.

Middle Caicos

Maior ilha de Turks and Caicos, apenas 280 habitantes moram na ilha, que é mais um destino para os apreciadores de ecoturismo e patrimônio natural. Um passeio de bicicleta pelo litoral, finalizando com um piquenique no fascinantes Mudjin Harbor, são algumas das atividades que não se pode deixar de fazer, assim como explorar as majestosas Cavernas Conch Bar no parque nacional.

South Caicos

Capital da pesca, como uma extensão de aproximadamente 46 quilômetros quadrados, South Caicos oferece pesca, mergulho autônomo e apneia. Pesque nas águas rasas da Reserva Natural Bell Sound ou faça mergulhos diretamente na praia.

Quando ir:

A melhor época para visitar é durante os meses de novembro a maio, principalmente em abril e maio, quando as ilhas estão mais tranquilas, com menos multidões, e os preços são mais acessíveis. A temporada de furacões costuma variar, mas geralmente acontece de junho a outubro.