Cuba

Cuba é um país que atrai muitos turistas por dois motivos: primeiro porque é uma ilha situada no mar do Caribe, portanto possui praias paradisíacas. Segundo, pela sensação de estar em um país que parou no tempo.

Cuba é uma país de contrastes:  ao mesmo tempo vê-se muita cultura, muita história, muita beleza e um povo muito amistoso e caloroso, mas lida-se também com as dificuldades de um país que não acompanhou as evoluções do mundo moderno. O importante é que: quem faz turismo em Cuba se apaixona pelo lugar, pela sua gente e sai de lá sempre a recomendar a visita ao país.

Os destinos mais procurados pelos turistas são a capital cubana, Havana, e também o balneário de Varadero, com resorts em praias paradisíacas de águas cristalinas e areias finíssimas.

Quem quiser se aventurar, dá para conhecer melhor a ilha, que guarda muita história e muito lugares belíssimos para visitar. E o clima ajuda muito: Cuba faz calor o ano todo. No inverno, as temperaturas mínimas são de 18 ºC. Só é preciso ficar alerta que de agosto a outubro podem ocorrer tufões.

Além de Havana e Varadero, você pode fazer um passeio em Sierra Maestra, de onde Fidel Castro comandou guerrilhas no final dos anos 1950, lugar ideal para fazer camping, com uma vista muito bonita. No oriente da ilha, você pode visitar Santiago de Cuba, uma cidade bastante popular conhecida pelos seus famosos festivais musicais e vida noturna muito agitada.

Se você for explorar a ilha de Cuba, não pode deixar de visitar Trinidad. Considerada como Patrimônio Mundial da Unesco, a charmosa cidade encanta os turistas pelas suas casas coloniais, ruas de pedras, cavalos e charretes que circulam como se estivéssemos de verdade no passado.

E a vida noturna da cidade também é agitada, com casas de música ao vivo e discotecas. Trinidad fica a cerca de 350 quilômetros ao oriente de Havana e, há 12 km do centro está a Praia Ancón, conhecida pelo seu mar calmo de águas cristalinas. Também reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, a charmosa cidade de Cienfuegos é um prato cheio para os amantes da arquitetura francesa.

Quem quer curtir a natureza precisa conhecer o mar cor de verde esmeralda dos Cayos. Os mais famosos são o Cayo Coco e o Cayo Guillermo, que ficam um do lado do outro, e possuem das praias mais lindas que se há para ver no mundo.

Quando ir:

Em Cuba faz bastante calor o ano inteiro não há nenhuma diferença expressiva de temperatura entre as estações. Para você ter uma ideia, no auge do inverno, no mês de janeiro, a temperatura mínima (que ocorre de madrugada) é de 18º! Mas não esqueça: de agosto a outubro, podem ocorrer tufões.