Croácia

Com pouco mais de quatro milhões de habitantes, a Croácia é um país europeu com diversas opções de passeios e pontos turísticos para encantar viajantes de várias partes do mundo. Conheça os principais a seguir:

Chegando à capital Zagreb, reserve pelo menos um dia para conhecer os locais históricos da cidade e restaurantes com a típica culinária croata. Zagreb é uma cidade populosa e com diversas opções de hospedagem, assim como bares, clubes de dança, museus e parques. Uma boa dica é procurar um mapa turístico que normalmente destaca as atrações mais procuradas da capital. Também vale a pena procurar por passeios com guias especializados que falam sobre a história da cidade, o desenvolvimento da cultura croata e a arquitetura das construções.

Saindo um pouco da cidade, a Croácia também conta com uma natureza exuberante. Um bom exemplo é o Plitvice Lakes National Park e seus lagos de água com tonalidade turquesa. Lá, é possível realizar passeios de barco, caminhadas pela mata e ainda relaxar aos pés de lindas cascatas. É o parque nacional mais antigo de toda a Croácia, e está localizado na região de Karlovac County. São quase 300 mil quilômetros quadrados de uma natureza impressionante e que proporciona um ótimo dia de passeios.

O que fazer na Croácia: Muralhas de Dubrovnik

Conhecida como a Pérola do Atlântico, Dubrovnik é uma cidade medieval que recebe centenas de turistas. Pessoas de todo o mundo procuram pelas ruas históricas, casas e prédios com arquitetura antiga, além das grandes muralhas que protegiam a cidade de invasores. A cidade foi muito bombardeada durante a segunda guerra mundial, porém, seu processo de reconstrução está completo.

Também vale a pena conhecer as belas praias e as ilhas do local. Dubrovnik está localizada na região sudeste do país, chamada de Dalmácia, onde várias cenas da série “Game of Thrones” foram gravadas. Além disso, é um patrimônio mundial da UNESCO.

O que fazer na Croácia: ilha de Hvar

Na região de Split, existe uma das mais belas ilhas europeias e um dos pontos mais visitados de toda a Croácia. Para chegar até lá, a dica é pegar um ferriboat partindo da cidade de Jandrolinja. Chegando ao destino, curta o pôr do sol nos bares e restaurantes da região, e reserve pelo menos um ou dois dias para conhecer todas as atrações da ilha considerada a mais ensolarada de toda a Croácia. Para curtir em grande estio, vale a pena conhecer e desfrutar das praias de Hula Hula e Pokonji Dol.  Para quem deseja conhecer um bom restaurante, a dica é procurar pela Praça de São Estéfano.

O que fazer na Croácia: Krka National Park

Conhecido pelas lindas cachoeiras, o parque nacional de Krka parece ter saído de um filme. Localizado a 200 quilômetros da capital Zagreb, o parque conta com sete cachoeiras muito bem preservadas e diversas piscinas naturais abertas ao público. É uma ótima opção para passear e se refrescar durante tardes quentes.

O parque conta ainda com uma rica vida vegetal, com mais de 860 espécies registradas e que atraem botânicos e biólogos de todo o mundo. Ainda existem monumentos históricos e religiosos, sítios arqueológicos e aldeias que revelam como era o modo de vida do local.

Quando ir

Os melhores meses para visitar a Croácia são entre abril e setembro, os meses que o clima é mais quente e os dias são mais longos.