Botsuana

Botswana é um dos destinos turísticos mais populares do interior da África. Um safari no país é uma experiência única para qualquer viajante. Há muitas opções de turismo em Botswana, sendo esse um dos melhores destinos pra quem quer explorar as belezas do continente africano. Sem nenhuma ligação com o oceano, esse país africano está cercado por Zimbabwe, Zâmbia, África do Sul e Namíbia.
Apesar de bem grande, Botswana tem uma população pequena, com pouco mais de dois milhões de pessoas. Isso porque os parques nacionais e reservas juntos protegem cerca de 40% da área total do país. Além disso, uma extensa área é tomada pelo deserto do Kalahari.

Principais pontos turísticos:

Okavango Delta

Na hora de planejar o que fazer em Botswana, o Delta do Okavango geralmente aparece em primeiro lugar na lista: esse é o destino mais popular de Botswana – e uma das principais áreas de safari da África.O rio Okavango nasce na Angola, fluindo pro sudeste e se espalhando em uma formação de delta já em Botswana. A paisagem é cênica e a diversidade de vida animal é impressionante.Existem diversas atividades pra se fazer no Okavango, mas a que consideramos imperdível é aproveitar o safari em um “Mokoro”, uma canoa fina que leva até dois passageiros, além do guia que fica na parte de trás. Com o Mokoro é possível chegar em algumas áreas em que os barcos maiores e os carros não chegam, como por exemplo a “Hippo Pools”, uma pequena área habitada por muitos hipopótamos. Outras atividades incluem fazer um safari a pé, explorando as redondezas do Okavango em uma caminhada (e podendo chegar perto de alguns animais), ou ainda, curtir um voo panorâmico, pra apreciar o visual do Delta de outro ângulo.

Chobe National Park

Com uma das maiores concentrações de vida selvagem do continente, dizem que o Chobe National Park abriga a maior população de elefantes da África , são 120 mil espalhados pelo parque. Além desses gigantes, encontramos especialmente muitos búfalos e leões pelo Chobe. O parque foi estabelecido em 1968 e está a noroeste de Botswana. Ocupa 11.700km2, sendo dividido em quatro grandes seções. O safari no Chobe pode ser feito por barco ou por terra, em uma 4×4. Nós fizemos os dois, mas preferimos o barco, que nos dá uma visão diferente do parque e nos permitiu chegar bem perto dos animais. O pôr do sol visto do rio é inesquecível!

Kalahari

Em uma região remota, o Kalahari se estende por mais de 50.000 km2, sendo a maioria inacessível. Há pouco tempo a região era fechada ao público, que começa aos poucos a chegar na região. No Kalahari pode-se encontrar uma boa variedade de animais, incluindo guepardos, gnus, girafas e leões. Mais ao norte da região fica também o deserto de sal, com mais de 65 milhões de anos e praticamente intocado.

Quando ir a Botswana

Como regra geral, a melhor época para visitar Botswana é no inverno, fim de maio até agosto. Nesse período os dias costumam ser ensolarados, com as noites mais frescas ou frias. No verão o clima é muito úmido e o calor é bem forte, podendo dificultar um pouco os passeios.

Dinheiro

A moeda em Botswana é o Pula. Se você for pagar o safari no local, verifique se o valor deve ser pago em moeda local ou em dólares, que também é amplamente aceito. Para trocar o dinheiro, procure sempre casas de câmbio ou bancos locais.