México

O México é considerado o quinto maior país das Américas com um território de quase 2 milhões de quilômetros quadrados e visto como uma das maiores economias do mundo e uma potência regional. É banhado pelo Mar do Caribe, pelo Golfo do México e pelo Oceano Pacífico. Nesse país se encontra a maior população de língua espanhola do mundo.

O México é um país muito rico em cultura. Uma das festas mais populares que acontece por lá é o Dia dos Mortos. Essa festa acontece uma vez ao ano de 31 de outubro a 02 de novembro. Para o povo mexicano a morte representa a libertação, eles reúnem a família e os amigos para comemorar e acreditam que os mortos devem ser recebidos com alegria, no qual são feitos altares coloridos, fantasias, caveiras e muito mais para as pessoas amadas que já se foram.

Outro ponto que merece destaque na cultura é a gastronomia mexicana, com sabores fortes e picantes. Os pratos típicos mais conhecidos são: burritos, guacamole, enchiladas, tacos, nachos, tortilla, mixiote, chilli com carne, entre outros. Vale a pena experimentar essas delícias cheias de tradições. Não é à toa que a comida mexicana é considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Além de toda a cultura e tradição, o México é um país que recebe muitos turistas vindos de várias regiões do mundo. São lindas paisagens, praias incríveis, montanhas, cidades coloniais, ruínas antigas e muitos outros pontos turísticos para serem visitados. Destacamos abaixo alguns desses destinos.

Cancún, é um dos destinos mais famosos do México. Os tons de azul do Mar do Caribe são simplesmente fascinantes e encantam a todos. A região é bem estruturada com hotéis e resorts all inclusive que oferecem várias atrações. A maioria dos hotéis ficam no que eles chamam de “Zona Hoteleira” e praticamente todos de frente para o mar. É muito bom poder curtir a praia e poder desfrutar de toda estrutura do hotel à beira-mar, assim como é interessante conhecer outros lugares de Cancún como: Playa Delfines, Chac-Mool, parque Xcaret, parque Xel-Ha, parque Xplor, Ruínas El Rey, Shopping La Isla, Cocobongo Show & Disco e muito mais.

Cidade do México, é a capital do México, uma cidade histórica construída onde antes havia a civilização asteca. O centro histórico da cidade é um dos pontos mais visitados. Também tem o Zócalo, Catedral Metropolitana de La Asuncíon de María, Palácio das Belas Artes, Alameda Central, Museu Nacional de Antropologia, Pirâmides de Teotihuacán, Parque Chapultepec, entre outros. Um grande destino para se visitar com uma história itinerante e interessante em cada esquina.

Guadalajara, é a segunda maior cidade do México, um importante centro comercial e industrial para o país. Ficou conhecida como o berço dos mariachis e da tequila. É bastante procurada pela beleza do Centro Histórico, a Catedral de Guadalajara, o Mercado Central, o Museu de Artes Populares, o Museu de Cera, o Teatro Degolado, o Teatro Diana, o Hospício Cabañas, os Arcos de Guadalajara, a Colônia Americana, entre outros pontos. ]

Outras cidades também merecem destaque como: Acapulco, Los Cabos, Mérida, Puerto Vallarta, entre outras, todas com seus encantos, suas culturas e tradições.

Quando ir:

Na verdade, não há uma época que seja ruim visitar o México, embora as regiões costeiras e de baixa altitude possam ser muito húmidas nos meses de maio e setembro. Já nos meses de julho e agosto os preços ficam mais altos por conta da alta temporada.

Vale a pena visitar o país durante seus feriados nacionais, onde as cidades têm seus próprios festivais e é possível conhecer um pouco mais da cultura local. Alguns exemplos são o carnaval, semana santa, dia dos mortos e Natal.

O México tende a ser mais agradável entre outubro e maio (de junho a setembro pode ser muito quente e úmido) e deve-se ter em mente que a temporada de furacões vai de junho a novembro.

Embora muitas pessoas associem o México com o tempo quente, devido a dimensão do país, há uma grande variedade de zonas climáticas. O tempo ao nível do mar tende a ser de morno a quente durante todo o ano, enquanto que em altitudes mais elevadas, o tempo pode ser bem frio, especialmente nos meses de inverno.

O clima no México varia muito dependendo da altitude de cada região do país. Ao sul do trópico estendem-se as áreas sujeitas ao clima tropical, enquanto ao norte ficam aquelas sujeitas ao clima temperado.

Como ir

O México está localizado no sul da América do Norte. Saindo de São Paulo, apenas as cias. Aéreas Latam e Aeroméxico oferecem voos diretos para o país, tendo como porta de entrada a cidade do México. Outras cias. aéreas realizam voos para o México, porém com conexões em outros países.